Centro Cultural Franco-Moçambicano recebe pela primeira vez cantora cabo-verdiana Ceuzany
A cantora cabo-verdiana Ceuzany, melhor voz feminina 2015 e 2017, estará pela primeira vez em Moçambique, esta sexta-feira (18). O concerto marcado para as 20h30, no Centro Cultural Franco-Moçambicano.
Ceuzany Pires nasceu no Senegal, mas o pai é do Fogo e a mãe de São Vicente. Foi na cidade do Mindelo que viveu desde os 2 anos de idade. O seu percurso artístico começa aos 12 anos, quando participa no Festival dos Pequenos Cantores, organizado pela Fundação Infância Feliz em 2002. Vence a etapa em São Vicente e na final, na Praia, fica em segundo lugar. Em 2008, Ceuzany conquista o primeiro lugar numa gala dos Pequenos Cantores.
A talentosa cantora brilhou em hotéis e outros espaços musicais da ilha do Monte Cara, principalmente com o grupo Eclipse, da Ponta do Sol (Santo Antão), com quem teve oportunidade de fazer uma digressão à França e à Holanda. Em 2007, Ceuzany cantava num hotel em Santo Antão, quando Arlindo Évora, compositor e vocalista do Cordas do Sol, agraciado com a sua performance, convidou-a a integrar o grupo, que já procurava há algum tempo uma voz feminina.
Desde então, a sua presença dá um brilho extra às actuações deste grupo, que é um dos mais emblemáticos de Santo Antão. Ceuzany recebeu, em 2015, o prémio de melhor voz feminina nos CVMA, e em 2017 igual prémio de melhor voz feminina e melhor música tradicional com o tema “Mindel de Novas”
Nenhum comentário